domingo, 21 de novembro de 2010

A devastação da Mata Atlântica e o Phylloderma stenops

O Bioma que pesquisamos, que é a Mata Atlântica, está presente na maior parte do território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. Logo em seguida ao descobrimento, grande parte da vegetação da Mata Atlântica foi destruída devido à exploração intensiva e desordenada da floresta.
No nordeste brasileiro a extinção foi quase total, o que agravou as condições de sobrevivência da população, causando fome, miséria e êxodo rural, só comparados às regiões mais pobres do mundo. Seguindo a derrubada da mata, vieram o cultivo de lavouras específicas a cada região. Com essa devastação, as especies que dependem de um ecossistema equilibrado, como o Phylloderma stenops, não conseguem sobreviver.

Resta hoje uma área muito pequena para a preservação de espécies que estão em risco devido a poluição ambiental ocasionada pela emissão industrial de agentes nocivos à sua sobrevivência.
Em relação à exuberância do passado, poucas espécies sobreviveram à destruição intensiva. Contribuem ainda para o alto grau de destruição da Mata Atlântica, hoje reduzida a 7% de sua configuração original, a expansão da indústria, da agricultura, do turismo e da urbanização de modo não sustentável, causando a supressão da biodiversidade em vastas áreas, com a possível perda de espécies conhecidas e ainda não conhecidas pela ciência, influindo na quantidade e qualidade da água de rios e mananciais, diminuindo a fertilidade do solo, bem como afetando características do microclima nesses delicados ecossistemas e contribuindo com o problema do aquecimento global. Os números impressionantes da destruição do bioma demonstram a deficiência das políticas de conservação ambiental no país e a precariedade do sistema de fiscalização dos órgãos públicos.


Curiosidades:
O Phylloderma stenops é um animal raro. Observe a base da folha nasal dele fundida ao lábio, isso não se vê em outras espécies de morcego, mesmo sendo da mesma família como o Phyllostomus hastatus. Outra curiosidade é que as pontas das asas possuem manchas brancas.




Veja abaixo a família do Phylloderma stenops (Phyllostomidae):

Phylloderma stenops, Phyllostomus elongatus, Phyllostomus hastatus, Tonatia saurophila, Lophostoma sylvicolum, Macrotus waterhousei, Mimon crenulatum, Macrophyllum macrophyllum, Trachops cirrhosus

Um pouco de comédia: Competição de Morcegos

Componentes:
ALEX MODESTO; JÉSSICA LORENA CRUZ; LUCIANA OLIVEIRA; MARIA APARECIDA BORGES E PATRÍCIA ALVES

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Superinterressante. Edição especial ‘Como salvar a Terra, São Paulo. ABRIL, junho de 2001

Um comentário: