Vários são os fatores que podem levar à extinção do Morcego-cara-pálida (Phylloderma stenops). Ele é uma espécie onívora, sendo assim, alimenta-se de frutas e insetos, e a biodiversidade está sendo ameaçada pela destruição de árvores nativas, sendo substituídas, por exemplo, pelos eucaliptos de onde é extraída a celulose, matéria prima da indústria onde é produzido o papel. Essa devastação faz com que os frutos produzidos nas árvores nativas e os insetos que nela habitam sejam exterminados, acabando com a fonte de alimento desse morcego. Além disso, a poluição sonora intervém na sua ecolocalização, interferindo no sucesso da captura de seu alimento.
Outro fator ainda que poderia levar a extinção do mesmo, seria o aquecimento global. O metabolismo do morcego se mantêm estável em relação à temperatura em até certo ponto, já que é um animal homeotérmico e não depende tanto do ambiente para manter-se estável, porém não suportará quando o termômetro atingir o extremo.
Por muito tempo os morcegos foram e ainda são incompreendidos pela maior parte das pessoas. Isso acontece por causa do comportamento tímido e do hábito noturno da maioria das espécies desses animais, o que dificulta muito o seu estudo.
O Phylloderma stenops, como os demais morcegos, são associados a propagação do mal, tanto para os animais no meio ambiente quanto ao ser humano. Essa impressão representa um grande equívoco, pois a espécie hematófaga atacam preferencialmente animais.
Quanto à raiva, os morcegos podem transmiti-la, assim como os cães e gatos. Mas é importante ressaltar que não são todos os morcegos que transmitem essa doença para as pessoas. São morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos) e essas espécies existem apenas em regiões tropicais - o que infelizmente inclui o Brasil. Os morcegos estão entre os animais mais gentis, benéficos e até mesmo necessários da Terra. Eles ocupam quase todos os lugares do planeta - exceto os pólos, que são muito frios.
CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA
REINO: ANIMALIA
FILO: CHORDATA
CLASSE: MAMMALIA
ORDEM: CHIROPTERA
FAMILIA: PHYLLOSTOMIDAE
GÊNERO: PHYLLODERMA
ESPÉCIE: PHYLLODERMA STENOPS
CURIOSIDADE ORDEM CHIROPTERA
Os morcegos hematófagos se alimentam de sangue e de carne de pequenos animais como sapos, rãs, lagartos e insetos. É raro atacarem um rato ou outro morcego, mas como mostra o vídeo abaixo, isso pode acontecer.
Alex, Patrícia, Lorena, Luciana e Maria
Fontes:
http://www.pasteur.saude.sp.gov.br/morcego/morcego_01.htm
A equipe dos morcegos já tem até o Conde Drácula, vindo diretamente da Transilvânia (rsrsrsrs). Agora falando sério, a matéria está muito boa, trazendo muitas curiosidades e informações. Vcs estão nota 1.000000000000000000000.
ResponderExcluirquem será o drácula.. rsrsrs
ResponderExcluirgostei do blog!!! De uma forma geral a turma parece ser bastante divertida e super inteligente, provando que ser descrontraido não significa ser relachado...rsrsrs. parabens pela materia dos morcegos e continuem assim...valeu, abraços...
ResponderExcluirÉ por isso que tem gente que está postando atividades de madrugada ....descobri que é o morcegão.rsrsrsrsrsrsr
ResponderExcluireu achei esse topico muito interessante , não sabia muito sobre morcegos agora estou entendendo eles relamente são importantes pro meio ambiente
ResponderExcluirpois se alimentam de insetos . muito legal ,!
O nosso tchutchuco é apaixonante neh Paty rrsrsrssr
ResponderExcluirVeja como ele é meigo rsrs é de se apaixonar kkkkkk
Esse Projeto Pontes e Bichos serviu para aprendermos a respeitar mais ainda o espaço dos animais, eles têm mas medo de nós do que nós deles. Nossa galera ta de parabéns!!!!!!
Galera da meia noite,
ResponderExcluirAdorei as novas informações que vcs trouxeram para o blog, são novidades bem interessantes e esclarecem muito sobre o animal em estudo.
Parabéns!!!!! adorei o morceguinho
Valeuu Kauu!!!
ResponderExcluirEm breve postaremos o making Off da peça mais esperada do momento.Estreando o nosso pop star Lex Luthor rsrsrsrsr como o Phllyloderma...E Lory como
Juerema...detalhes? Só depois.