quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mudanças no Meio Ambiente podem Extinguir o Morcego Phylloderma Stenops


               Vários são os fatores que podem levar à extinção do Morcego-cara-pálida (Phylloderma stenops). Ele é uma espécie onívora, sendo assim, alimenta-se de frutas e insetos, e a biodiversidade está sendo ameaçada pela destruição de árvores nativas, sendo substituídas, por exemplo, pelos eucaliptos de onde é extraída a celulose, matéria prima da indústria onde é produzido o papel. Essa devastação faz com que os frutos produzidos nas árvores nativas e os insetos que nela habitam sejam exterminados, acabando com a fonte de alimento desse morcego. Além disso, a poluição sonora intervém na sua ecolocalização, interferindo no sucesso da captura de seu alimento.
Outro fator ainda que poderia levar a extinção do mesmo, seria o aquecimento global. O metabolismo do morcego se mantêm estável em relação à temperatura em até certo ponto, já que é um animal homeotérmico e não depende tanto do ambiente para manter-se estável, porém não suportará quando o termômetro atingir o extremo.

 MEDO DE MORCEGOS
Por muito tempo os morcegos foram e ainda são incompreendidos pela maior parte das pessoas. Isso acontece por causa do comportamento tímido e do hábito noturno da maioria das espécies desses animais, o que dificulta muito o seu estudo.
O Phylloderma stenops, como os demais morcegos, são associados a propagação do mal, tanto para os animais no meio ambiente quanto ao ser humano. Essa impressão representa um grande equívoco, pois a espécie hematófaga atacam preferencialmente animais.
Quanto à raiva, os morcegos podem transmiti-la, assim como os cães e gatos. Mas é importante ressaltar que não são todos os morcegos que transmitem essa doença para as pessoas. São morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos) e essas espécies existem apenas em regiões tropicais - o que infelizmente inclui o Brasil. Os morcegos estão entre os animais mais gentis, benéficos e até mesmo necessários da Terra. Eles ocupam quase todos os lugares do planeta - exceto os pólos, que são muito frios.

CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA

REINO: ANIMALIA
FILO: CHORDATA
CLASSE: MAMMALIA
ORDEM: CHIROPTERA
FAMILIA: PHYLLOSTOMIDAE
GÊNERO: PHYLLODERMA
ESPÉCIE: PHYLLODERMA STENOPS

CURIOSIDADE ORDEM CHIROPTERA
Os morcegos hematófagos se alimentam de sangue e de carne de pequenos animais como sapos, rãs, lagartos e insetos. É raro atacarem um rato ou outro morcego, mas como mostra o vídeo abaixo, isso pode acontecer.


Equipe:
Alex, Patrícia, Lorena, Luciana e Maria
Fontes:
http://www.pasteur.saude.sp.gov.br/morcego/morcego_01.htm

8 comentários:

  1. A equipe dos morcegos já tem até o Conde Drácula, vindo diretamente da Transilvânia (rsrsrsrs). Agora falando sério, a matéria está muito boa, trazendo muitas curiosidades e informações. Vcs estão nota 1.000000000000000000000.

    ResponderExcluir
  2. gostei do blog!!! De uma forma geral a turma parece ser bastante divertida e super inteligente, provando que ser descrontraido não significa ser relachado...rsrsrs. parabens pela materia dos morcegos e continuem assim...valeu, abraços...

    ResponderExcluir
  3. É por isso que tem gente que está postando atividades de madrugada ....descobri que é o morcegão.rsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. eu achei esse topico muito interessante , não sabia muito sobre morcegos agora estou entendendo eles relamente são importantes pro meio ambiente
    pois se alimentam de insetos . muito legal ,!

    ResponderExcluir
  5. O nosso tchutchuco é apaixonante neh Paty rrsrsrssr
    Veja como ele é meigo rsrs é de se apaixonar kkkkkk
    Esse Projeto Pontes e Bichos serviu para aprendermos a respeitar mais ainda o espaço dos animais, eles têm mas medo de nós do que nós deles. Nossa galera ta de parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Galera da meia noite,

    Adorei as novas informações que vcs trouxeram para o blog, são novidades bem interessantes e esclarecem muito sobre o animal em estudo.

    Parabéns!!!!! adorei o morceguinho

    ResponderExcluir
  7. Valeuu Kauu!!!
    Em breve postaremos o making Off da peça mais esperada do momento.Estreando o nosso pop star Lex Luthor rsrsrsrsr como o Phllyloderma...E Lory como
    Juerema...detalhes? Só depois.

    ResponderExcluir