quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Curiosidades

Como as serpentes se reproduzem?


O órgão reprodutor do macho é chamado Hemipênis. O macho introduz metade do hemipênis na fêmea para que ocorra a cópula. Como as serpentes não possuem braços ou patas que lhes permitam agarrar a companheira, para que se mantenham unidas é necessária a ação dos “espinhos” do hemipênis para prender a fêmea. Se estes espinhos realizassem movimentos durante a cópula, poderiam causar ferimentos; assim, ao contrário do que estamos acostumados, a cópula das serpentes se realiza com poucos movimentos. A cópula pode durar horas.


Qual é a mais peçonhenta, o filhote ou a mãe?

A peçonha sofre transformações do filhote para o adulto, o que não quer dizer que o filhote seja mais peçonhento que o adulto. Ex: os filhotes de Bothrops jararaca possuem uma fração proteolítica da peçonha muito reduzida quando comparadas aos adultos de sua espécie.

Quais são os sintomas de uma pessoa picada por serpente?


No caso de um acidente por serpentes do gênero Bothrops, a região da picada apresenta dor e inchaço, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada, além de sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Curiosidades (tamanho, coloração, etc)

Reconhece-se a cobra jararaca pela presença de manchas cor marrom em forma de triângulos semi-abertos ou em ferradura. É a cobra venenosa mais comumente encontrada na cidade.

Veneno da Jararaca

Um comentário:

  1. Pessoal da Jararaca (rs), Adorei as informações que vcs postaram no blog e a reportagem tb é muito interessante. Vcs estão no caminho certo.

    ResponderExcluir