quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Arara Vermelha: Fiéis até a morte!

As araras são espécies de aves de aves que vivem em bando, mas quando atingem o período reprodutivo entre 4 a 5 anos de idade, este bando se desfaz, onde os adultos formam casais. Quando separados do grupo, os casais trocam carícias cuidando uns dos outros, limpando a plumagem e alisando as penas. Durante o período reprodutivo, o macho se encarrega de alimentar a fêmea. São monogâmicas, ou seja, não trocam de parceiro durante sua vida reprodutiva, separando-se apenas com a morte de uma delas.

Essas aves são capazes de articular sons, imitando palavras humanas ou vozes de outros, possuem polegares curtos, não cruzam longas distâncias, não voam muito, mas são aptas a mover-se entre os ramos das árvores, graças ao formato do bico e de suas patas. Os bicos são robustos, em forma de gancho. Possuem quatro dedos em cada pata, onde dois deles se dirigem para frente e os outros dois para trás (pé zigodáctilo). A arara manipula o alimento com o pé.

Sem líder, sem lutas:
Entre as araras as lutas são raras e não há brigas por território, mesmo dividindo espaço com outras espécies de araras. Este tipo de convivência provavelmente está associado à abundância de alimentos nas florestas tropicais.

Doença Psitacose:
É uma doença perigosa que ataca essas aves. É causada por um vírus filtrável. A ave infectada pela Psitacose torna-se quieta, arredia e sua plumagem se emaranha por completo. Mas o maior risco está na possibilidade de transmitir o vírus a outras aves. O vírus pode contaminar o homem que entra em contato com as aves doentes.

Sua Função:
O papel importante da arara na contribuição do ciclo biológico é a dispersão de sementes. Ao se alimentar, algumas sementes caem sob substrato, podendo então nascer novas plantas.
 

Um comentário:

  1. Pessoal das araras,

    Segue uma sugestão: Cd o vídeo que vcs apresentaram na presencial?????????????? ele vai enriquecer muitooooo o trabalho de vcs tb. No geral, vcs trouxeram boas informações e curiosidades. Estou aguardadno o vídeo e fotos da fidelidade das araras rsrsrsrsrsr.

    ResponderExcluir