sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Chiroptera

COMPONENTES:
Alex Modesto;
Jéssica Lorena;
Luciana Oliveira;
Maria Aparecida;
Patrícia Alves.

CHIROPTERA

Esse morcego é a espécie Phylloderma stenops. Da ordem Chiropthera (mãos em forma de asas) e pertencente a família phyllostomidae, pode ser encontrado do México ao Sudeste do Brasil. É uma família exclusiva das Américas representando a maioria das espécies do Brasil, cerca de 50%. Possui 48 gêneros e 142 espécies. Em nosso país existem registros no bioma da Floresta Amazônica e no bioma Mata Atlântica. Alimentam-se de frutos, e insetos como vespas. O que caracteriza a espécie é a presença de um apêndice carnoso na extremidade do focinho em forma de folha, chamado folha nasal, o que facilita na ecolocalização (biossonar), que é a capacidade que o morcego tem de emitir ultra-sons que se propagam em todas as direções e batem em objetos como, por exemplo, um inseto, e voltam em forma de ecos que são ouvidos pelo morcego, assim ele fica sabendo onde o objeto está, qual a sua velocidade relativa, como é a sua forma e até a sua textura.
Dentre as suas particularidades pode-se citar a visão, o olfato e audição muito bem desenvolvidos, chegam a pesar 100g, porém, todos vivem bastante em relação a mamíferos do mesmo porte e se reproduzem bem lentamente. Outra característica interessante dessa espécie é que existem machos adultos com testículos abdominais e machos com testículos não escrotados. Prefere cavernas ou grutas para o refúgio, onde forma grupos não muito numerosos e geralmente é encontrado apenas em habitats que sustentam comunidades altamente complexas e estruturadas com grande diversidade de nichos. O impacto decorrente da intervenção do homem no ambiente ameaça a existência dessa espécie, uma vez que ela não sobrevive em meios degradados.
            É relevante esclarecer que essa espécie representa um papel muito importante na natureza, uma vez que por serem onívoros são responsáveis pela predação de insetos, inclusive de muitas pragas agrícolas e vetores de doenças humanas, gafanhotos e mosquitos. São os principais dispersores de sementes de plantas, sendo assim grandes responsáveis pela regeneração florestal.

REFERÊNCIAS

3 comentários:

  1. adoreii a matériia do morcego acheii muitoo interessante, e muitoo criativo parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. O Phylloderma stenops apesar de ser uma espécie um pouco difícil de encontrar informações, é um bicho muito interessante, principalmente por causa de sua principal característica que é o nariz em forma de folha.
    Quanto nos tornamos biólogos, aprendemos a apreciar mais ainda a vida e tudo que dela faz parte.
    Parabéns pra essa galera da UAB de Ibicuí!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos dos animais,é muito incrivél este trabalho...Parabéns!

    ResponderExcluir