sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bothrops Jararaca

Componentes:

Clériston;
Marco Aurélio;
Maria Lúcia;
Edlândia;
Lays.
RÉPTEIS – SERPENTES
BOTHROPS JARARACA



A Bothrops Jararaca é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, pertencente ao reino animalia, do filo dos Chordata, da classe dos Reptilia, da ordem Squamata, da sub-ordem das Serpentes, da família Viperidae, do gênero Bothrops.
Essas espécies são responsáveis por grande parte dos acidentes ofídicos devido à proximidade do seu habitat as zonas urbanas e a invasão do homem ao seu meio. Essa invasão se dá pela necessidade do homem em utilizar os recursos disponíveis na mata, e em conseqüência o uso do solo para o plantio e pastagens. Essa prática ocorre desde muito tempo, para a formação das cidades, áreas industriais e cultiváveis. As espécies silvestres apresentam uma grande importância no controle ecológico, onde preda animais que são considerados pragas para o homem. Essa espécie trás muitos benefícios para o homem, pois na peçonha contém toxinas que são úteis para remediar a hipertensão e para produzir medicamentos anti-trombóticos. A ação dessas toxinas são capazes de clivar o fibrogênio do sangue e até mesmo dissolver coágulos já estabelecidos.
A ação do homem sobre o ambiente tem modificado consideravelmente para o aquecimento global. Com o aumento do CO2 as espécies têm sofrido mudanças ocorrendo um aumento no seu metabolismo, decorrente a natureza equitotérmica, que possibilita maior atividade com o calor. As plantas também sofrem aumento no metabolismo respondendo a fatores bióticos e abióticos, o que é considerado como um fator positivo, pois a maioria das plantas aumenta o seu crescimento. Tudo isso influencia nas atividades de caça, forageio, reprodução e no comportamento de defesa do território dessa espécie.
O comportamento das plantas com o aumento do CO2, afeta o  processo de fotossíntese. Entre os efeitos podemos citar o aumento da atividade da Rubisco, a redução da abertura estomática e a alteração da respiração. Como conseqüência ocorre alterações no balanço de água e carbono nas plantas e com isto há impacto sobre o crescimento, partição de recursos e síntese de compostos de defesa. Em alguns casos pode ocorrer um fenômeno chamado de aclimatação, que é caracterizado por redução da capacidade fotossintética da planta para responder ao incremento do CO2 atmosférico. Acredita-se que aclimatação seja modulada pelos níveis foliares de açúcares, fenômenos mediados por sinais hormonais das raízes.
Breve imagens e vídeos!

4 comentários:

  1. Muito Lindo e interessante o blog de vcs!!
    Parabéns!!!
    (Valbert)

    ResponderExcluir
  2. O grupo de minha mãe rsrsrsr ela tem pavou a cobra, gostei do blog da facul, qualquer dúvida eu posso ajudar vcs, é só falar com minha mãe (lúcia) que eu ajudo pq eu tbm tenho um blog.

    ResponderExcluir
  3. -Estão de parabéns!!! gostei da pesquisa.Pena que aqui, algumas crianças matam os sapos apedrejados em época de cheia dos rios nas imediações urbanas. e verdade, pois já presenciei isso! (Iran Pinheiro)

    ResponderExcluir
  4. Interessante o papel Bothrops Jararaca para o meio ambiente.Se todo mundo tivesse consciência disso, pensaria duas vezes antes de matá-la.
    Parabéns pela matéria colegas!

    ResponderExcluir