quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mais sobre o sapo

                              PROJETO PONTES E BICHOS
                                    EQUIPE: Bufo marinus.
                                                 

Antes de descrevermos as peculiaridades de nosso amigo, devemos primeiro entender a palavra "sapo". Os "sapos" são batráquios desdentados, terrícolas das famílias dos Bufonídeos (Bufonidae) e Pipídeos (Pipidae).
O sapo-cururu é considerado um gigante entre os anfíbios, podendo atingir de 10 até a proporção de 25 centímetros de comprimento. Mas é encontrado comumente medindo de 10 a 15 cm. As diferenças entre macho e fêmea (dimorfismo sexual) são determinadas pela coloração (ss machos possuem cor amarela-pardacenta uniforme e as fêmeas, cor sépia quase completamente confluentes em cada lado da linha mediana) e pelo comprimento (machos:12,5 cm, fêmeas:25 cm).
Não apresenta pálpebras inferiores, mas sim uma membrana móvel chamada de membrana nictitante. Sua boca se abre em larga fenda e é munida de uma língua em forma de fita, que pode ser projetada a uma distância considerável (30 a 40 cm) para que possa capturar suas presas. Seus olhos são grandes e o auxiliam a deglutir sua comida, pois quando o fecham fazem com que estes contribuam para "empurrar" seus cardápios.
A existência de verrugas é uma característica principal desta espécie. Possui atrás de seus olhos grandes glândulas parótidas que secretam uma substância leitosa (antipredatória) com muitas toxinas prejudiciais a diversos animais (Fig.3). O efeito do veneno é principalmente cardiotóxico. Seus componentes podem ser classificados segundo sua toxicodinâmica como: a adrenalina; noradrenalina; bufotenina e bufotionina, que possui efeitos alucinógenos atuanAntes de descrevermos as peculiaridades de nosso amigo, devemos primeiro entender a palavra "sapo". Os "sapos" são batráquios desdentados, terrícolas das famílias dos Bufonídeos (Bufonidae) e Pipídeos (Pipidae).
O sapo-cururu é considerado um gigante entre os anfíbios, podendo atingir de 10 até a proporção de 25 centímetros de comprimento. Mas é encontrado comumente medindo de 10 a 15 cm. As diferenças entre macho e fêmea (dimorfismo sexual) são determinadas pela coloração (ss machos possuem cor amarela-pardacenta uniforme e as fêmeas, cor sépia quase completamente confluentes em do diretamente no sistema nervoso central (SNC); entre outras como a digitalina que serve de tônico cardíaco para muitos medicamentos.
Os sinais de sintoma observados na intoxicação aparecem imediatamente após o contato. Os acidentes são comuns entre cães, pois quando notam o anfíbio, se interessam e muitas vezes, por brincadeira, acabam mordendo o sapo e entrando em contato com a secreção tóxica eliminada para sua proteção. Os sintomas variam desde uma irritação local e até mesmo provocar sinais sistêmicos, o que leva muitos cães à morte.
Como todos os anfíbios necessitam do meio aquático para se reproduzir, o sapo-cururu não segue o contrário, pois também procria na água e pode chegar a migrar até 1,5 Km em busca de um local adequado (margem de lagos, pântanos e poças d'água) para se reproduzir.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=_luJPabuxBk

Aguardem novas publicações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário