segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fitoterápicos



O termo Fitoterapia deriva do grego phyton que significa "vegetal” e de therapeia, "tratamento". A Organização Mundial de Saúde aprova a eficácia das plantas no combate a diversas patologias e reconheceu oficialmente em 1978 ao recomendar a difusão por vários países os conhecimentos necessários para o seu uso.
 A Fitoterapia movimenta uma economia mundial em torno de 15 bilhões de dólares e o que está contribuindo para esse balanço é a evolução dos estudos científicos em especial os estudos químicos e farmacológicos. Seu uso é muito antigo e essa ciência foi passada por muitas gerações e por diferentes etnias tais como; os egípcios, os assírios, os hebreus, os chineses e os indianos.
No Brasil, a utilização de plantas medicinais teve início com os padres jesuítas sob a orientação do Padre Anchieta que por sua vez, foi orientado pela experiência dos indígenas brasileiros. O estudo dessas plantas teve repercussão na Europa e muitas mudas foram levadas para lá. Muitos dos nossos parentes já fizeram uso de plantas para tratamento de alguma enfermidade e com resultados positivos, uma vez que a escolha correta e medidas exatas pode-se obter bons resultados.
Se você tiver necessidade de fazer o uso de alguma planta, mas não conhece é o principio ativo, na página do SUS está disponível uma relação de plantas que foram comprovadas cientificamente na eficácia para tratamentos de diferentes enfermidades.



Fontes:
Teixeira, João Batista Picinini. et al.A Fitoterapia no Brasil: da Medicina Popular à regulamentação pelo Ministério da Saúde.
Bezerra, Monnara Lúcio da.et al.Manual de manejo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros:Um instrumento para o incremento do uso racional de  Fitoterápicos e plantas medicinais.
Patrícia Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário